SobreApef

História

A

Associação Paulista para o Estudo do Fígado foi criada em 1996, na cidade de São Paulo após um Seminário Nacional sobre Hepatite C. Seu predecessor foi um clube de fígado criado e dirigido pelo prof. Luiz Carlos da Costa Gayotto, que o transferiu para o Dr. Hoel Sette. Após esse Seminário, Gayotto cobrou de Hoel a continuidade de reuniões unindo os hepatologistas de São Paulo e tomou-se a decisão de consituir uma associação jurídica com essa finalidade.

O nome APEF – depois soubemos - tem um homônimo que é a Associação Portuguesa de Estudo do Fígado. Diferentemente da SBH, que é nome fantasia da Associação Brasileira de Hepatologia, que se inspira na Associação Médica Brasileira, a APEF se inspira nas associações internacionais de hepatologia como a americana – AASLD e a européia – EASL.

A APEF reune médicos dedicados ao estudo do fígado, preferencialmente residentes no Estado de São Paulo, mas alguns sócios têm sido de outros Estados da Federação, frequentemente fazendo estágios em São Paulo. Segundo seus Estatutos sua finalidade é promover o ntercambio científico entre seus membros e dedicar-se à Educação Médica de forma continuada. Esta última tem sido realizada através de Cursos, Reuniões Monotemáticas e Simpósios. Em março de 2014 foi realizado o seu primeiro Congresso, no mesmo Hotel Mofarrej de São Paulo, onde a APEF foi gerada, em comemoração aos seus 18 anos de vida.